Clareamento Dental

7 Dicas Para Manter Seu Clareamento Dental

O Clareamento dental é um procedimento seguro e previsível que resulta em dentes mais brancos em poucas sessões.

Esse procedimento precisa, necessariamente, ser indicado e conduzido por um Cirurgião Dentista porque há tipos diferentes de escurecimento que precisam ser diagnosticados para, então, ser planejado as intervenções que vão resultar em dentes homogeneamente brancos, saudáveis e com preservação das gengivas e demais estruturas bucais.

Agora se você já está com o sorriso branco e agradável, veja as principais dicas para mantê-los sempre assim: brancos e saudáveis:

  1. Mantenha seus dentes limpos: parece óbvio, eu sei. Mas manter os dentes limpos é a melhor forma de preservar seus dentes brancos. Ocorre que os alimentos “sujam” os dentes e, por isso, o dente pode absorver moléculas de pigmento presentes nessas sujeiras. Mesmo alimentos líquidos sujam os dentes e, portanto, a regra é: comeu? Escova!
  2. Ter métodos adequados de higiene: o que importa não é quantas vezes você escova os dentes, mas principalmente como você escova: usar escovas com cerdas macias e novas garantem a flexibilidade necessária para que a escova “deslize” entre os espaços dos dentes e remova as partículas que podem pigmentar os dentes.
  3. Fio dental é fundamental: o uso do fio dental é fundamental para que a placa bacteriana seja removida dos espaços entre os dentes. Essa placa, nas superfícies lisas dos dentes são removidas pela própria escova dental, só que as cerdas das escovas não penetram entre os dentes e, por esse motivo, o fio dental deve ser usado. Para o uso correto atente-se para que o fio deslize no dente como se estivesse raspando ele.
  4. Evite alimentos ácidos: o contato prolongado de substâncias ácidas remove sais minerais da superfície do dente. Em momento posterior a saliva tenta repor esses minerais para equilibrar novamente o dente mas, se houver moléculas coloridas oriunda dos restos alimentares junto com essa saliva, esses pigmentos podem ser absorvidos junto com os sais minerais, escurecendo os dentes gradativamente.
  5. Coma menos corantes: os corantes dos alimentos também podem ser absorvidos pelos dentes, pelo mesmo processo citado acima. A recomendação é que você tenha sempre possibilidade de escovar os dentes após a alimentação, principalmente se há corantes nos alimentos. Os principais vilões são temperos como o açafrão, pois são facilmente absorvidos.
  6. Use canudinho: uma medida simples para garantir durabilidade nos clareamentos é usar canudo para ingerir bebidas como sucos e refrigerantes. Isso porque o canudo acaba protegendo os dentes do contato com as bebidas e isso deixa os dentes mais limpos e menos expostos a corantes e ácidos.
  7. Visite e seja sempre acompanhado por um dentista. Seu sorriso terá a beleza e a saúde que você permitir para ele. Para isso você precisa muito de informações de qualidade. Nunca utilize métodos de auto aplicação mesmo que nas propagandas haja modelos internacionais falando bem do produto: pode ter certeza de que elas não usam esses produtos e só fazem clareamentos com seu dentista.